57 Respostas

  1. Jarles Pereira
    Jarles Pereira at |

    Guga Muito obrigado pela sua contribuição. São videos aulas muito boas e tem me ajudado muito.
    Valeu mesmo.
    Deus abençoe.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Valeu amigão! Obrigado por assistir aos meus tutoriais.

      Reply
  2. Vanessa Santos
    Vanessa Santos at |

    Oi Guga… Eu sou super fan dos seus tutoriais e aprendi muito com seus vídeos… no momento estou com um problemão… Uma vez eu li que não era pra te mandar dúvidas, mas eu estou desesperada ninguém sabe me responder, se vc souber esta me ajude, pelo amor de Deus, pq eu já não aguento mais bater a cabeça e procurar ajuda…

    Estou com um problema pra gravar menu pra blu-ray no encore cs5, ele está ficando sem qualidade, o arquivo é 1440×1080, mas quando gera o blu-ray o arquivo do menu fica como 720×480, o restante do material continua com 1440×1080 e com qualidade…

    Eu exporto como mpg2 blu-ray, um pedaço de vídeo ele entra no encore com excelente qualidade e assim que eu crio botões encima deste vídeo e clico em render motions menus, o vídeo perde qualidade na hora, pq o arquivo em render é gerado como 720×480 e não como 1440×1080, vc sabe como eu gero este arquivo de render como 1440×1080?

    Obrigada pela atenção..

    Vann

    Reply
  3. Luis fernando
    Luis fernando at |

    Caro Guga:Boa noite! estou a procura de algumas orientações sobre o tempo levado pelo adobe cs6 para exportar um video 1440×1080 para mpeg dvd. Aqui esta levando para um video de 1:30 hs 6 HORAS.Isso sem levar os ajustes no pico da neblina. A placa de video é 9500 gt 1gb, phenom x6 black, 16 gb 1333mhz fonte 600w real .Seria o processador? ou o conjunto está fraco para o serviço? ah sim… pelo media encoder é mais demorado e quando abre direto.Pode me ajudar? Muito grato! Fernando

    Reply
  4. Moisés Emanuel matos da silva
    Moisés Emanuel matos da silva at |

    Bom Dia Guga , muito boa suas videos aulas mas tenho uma duvida que acredito a maioria tem , é o seguinte tenho um projeto em bluray no encore dvd cs 5.5 , so que meu cliente que um dvd normal tb , pois para divulgar aos convidados e tudo mais ja que a maioria ainda n possui um aparelho bluray , enfim é possivel do projeto bluray obter uma gravação em dvd normal , e se houver quais configurações é recomendadas ? DV NTSC , LOWER , CRB 8.000 ?

    Reply
  5. Jardel Fernandes
    Jardel Fernandes at |

    Olá Gustavo, eu criei um progeto no Encore e quando eu gero a imagem o botão não aparece, gostaria de saber o pq sendo que eu estou fazendo tudo como sempre fiz e nunca deu esse problema…

    Obrigado!

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Jardeu, qual botão não aparece?

      Reply
      1. Lucas
        Lucas at |

        Tenho o mesmo problema do Jardel, no preview aparece tudo certo, mas ao gerar a imagem os botões “highlights” Não aparecem. Mesmo assim da pra interagir com o menu, mas sem orientãção das Highlights…
        Isso acontece independente de fazer o botão no photoshop ou encore.

        Preciso de ajuda!

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Olá Lucas, vou fazer um tutorial abordando esse assunto.

          Reply
          1. Lucas
            Lucas at |

            Obrigado!
            Vou aguardar…

            Reply
            1. Guga
              Guga at |

              Obrigado por assistir e participar do nosso blog.

  6. Priscila
    Priscila at |

    Olá Guga,
    Trabalho no encore cs5, comecei a tirar pouco tempo projetos em blue-ray, só que os clientes tem pedido um dvd normal, só que não consigo apenas mudando no build para dvd, diz que o projeto é grande, você tem alguma forma para tirar em dvd ?

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Priscila, você quer gravar um projeto em HD no DVD, é isso?

      Reply
      1. Luciano Bueno
        Luciano Bueno at |

        Olá Gustavo, procurei mas não achei, não sei se é a dúvida da Priscila, mas é a minha, como crio um DVD em HD, tenho que exportar o projeto já em HD (correto?) até aí sem problemas, mas não consigo alterar as configurações do encore (uso o CS5) Como faço?
        Obrigado, seus tutoriais são ótimos.

        Reply
  7. Edson
    Edson at |

    Olá Guga, sou editor de video e sempre busco informações sobre as novidades e configurações destes softwares maravilhosos aqui com você, visto que se não fosse por você estaria totalmente desatualizado.. Bom minha duvida é sobre GPU Settings no no Encore CS6. Recentemente fiz upgrade na minha estação e segui suas instruções para acelerar minhas edições em seu tutorial CUDA GPU CS5, apliquei suas dicas no CS6 e deu certo, porém não vi diferença no tempo final de exportação, levou 9 minutos para exportar um clip de 18 minutos em H264, está bom? Outra pergunta é sobre o Encore CS6, devo fazer a mesma configuração do GPU, ou feito uma vez os aplicativos da Suite Adobe reconhece para todos, como Encore e After? Obrigado e parabéns…
    (Video NVidia GT 520 com suporte Directx 11,CUDA e PhysX de 1GB, Motherboard ASUS , 8 gb memoria, proc AMD Phenon 9650 Quad-Core, HD120GBsata O.S.+Programs + HD1TBsata para arquivos, W7 64btis)

    Reply
  8. Bruno
    Bruno at |

    Professor tenho um arquivo de 5 GB quando abro ele no Encore do CS5 e passo pro timeline ele ta caindo pra 1.7 GB por que ele ta comprimindo assim, pois já exportei em MPG2 para ter melhor qualidade gravando em um DVD-DL 8.5

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Bruno, já tentou renderizar esse vídeo para observar a qualidade final após renderização? Estou achando estranho tanta compressão em um arquivo MPEG2. Faça um teste exportando esse arquivo.

      Reply
  9. Maurício
    Maurício at |

    Olá, professor. Ótima aula, parabéns! Estou com um problema que é o seguinte: Criei um DVD no Encore, coloquei um vídeo grande, mais os menus e uma vinheta.
    Ao assistir o DVD, sempre ao termino da vinheta, do menu e do vídeo a imagem dá uma pequena achatada. É coisa rápida, uns 2 segundos, mas muito incomodo. Teria ideia do que seja isso?
    Desde já, muito obrigado!

    Reply
  10. Júnior
    Júnior at |

    Guga, como nosso amigo ali de cima falou, como insiro a legenda sem precisar fazer um sub menu para aciona-la, ou seja, a legenda já começar rodando sem precisar seleciona-la no sub menu. Obrigado desde já e se possível de uma passada no meu canal no youtube.

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Vou abordar esse tema em um tutorial. Um abraço.

      Reply
      1. Agaciel
        Agaciel at |

        Olá, Guga. Tenho o Encore CS6… baixei a biblioteca direto da Adobe e instalei; mas não vejo quando abro o Encore… não está ativa, não funcionou. Pode me ajudar?

        Reply
        1. Guga Lamenha
          Guga Lamenha at |

          Vá até a pasta C:\Arquivos de Programas\Adobe\Adobe Encore\Library\ e observe se as livrarias estão aí.

          Reply
        2. Agaciel
          Agaciel at |

          Sim, estão todos no diretório que você disse… mas não vejo quando abro o Encore.

          Reply
        3. Guga Lamenha
          Guga Lamenha at |

          Se as pastas estão presentes isso é um bom sinal. Então, agora só resta tentar o seguinte: Abra o Encore e vá ao Menu Edit–>Preferences–>Media. Agora no campo Location, em Library Content, digite C:\Program Files\Adobe\Adobe Encore CS6\Library e dê OK. Feche o Encore e abra novamente.

          Reply
        4. Agaciel
          Agaciel at |

          Olá, Guga. Fiz o que disse… não funcionou 100% mas descobri algo que não tinha observado: Há três pastas que consigo visualizar quando abro o encore: General,Travel e Wedding mas somente projetos que estão em Photoshop. Há mais arquivos PSDLOC e EMLOC que não abrem…

          Reply
        5. Guga Lamenha
          Guga Lamenha at |

          Você também pode tentar o seguinte: se você conhecer algum amigo que use o Encore, copia as pastas das livrarias dele e cola na pasta das suas livrarias.

          Reply
        6. Agaciel
          Agaciel at |

          Ok. Posso salvar um projeto próprio e incuir na biblioteca do encore?

          Reply
        7. Guga Lamenha
          Guga Lamenha at |

          Sim, pode fazer isso, desde que no formato aceito pelo Encore.

          Reply
  11. afonso
    afonso at |

    como eu acabo com as pausas entre capitulos no encore dvd? por favor me ajude…..

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Cada capítulo está em uma timeline diferente ou não?

      Reply
      1. Cíntia
        Cíntia at |

        Estou com o mesmo problema, quando coloco para rodar todo o dvd nos lugares onde marquei um capítulo ele dá uma parada pequena, meus capítulos estão todos na mesma timeline. Isso é normal ou tenho como acabar com isso?

        Reply
        1. Guga Lamenha
          Guga Lamenha at |

          Olá Cíntia, cria uma nova timeline e joga teu vídeo sem criar capítulos adicionais deixando apenas o capítulo padrão.

          Reply
  12. Guito Bach
    Guito Bach at |

    Oi Gustavo.
    Tenho uma duvida em relação as legendas no encore cs5.
    Estou com um projeto pronto de uma banda, e todas as musicas tem legenda.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Como faço para que essas legenda apareçam logo de cara nas musicas.
    Pois do jeito que fiz, elas só aparecem quando vc habilita no controle remoto.
    Existe essa possibilidade?
    Desde já agradeço.
    Um abraço
    Guito Bach

    Reply
  13. Julio
    Julio at |

    Olá Gustavo , parabéns pela sua iniciativa . E como todos que estão postando em seu blog , eu também tenho uma dúvida . Eu autorei um bluray no encore cs5 , mas o menu que eu editei no próprio encore , aparece com a resolução bem baixa , mas o mais interessante , é que quando estou editando , no monitor o menu está com a qualidade excelente . E outra , o vídeo fica perfeito . Será que voc^poderia me dar alguma informação sobre isso . No mais um grande abraço e mais uma vez , parabéns pela partilha de conhecimento conosco .
    Abraços !

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      A perda de qualidade que você observou é no preview do encore ou na TV?

      Reply
      1. Julio
        Julio at |

        Olá Gustavo , perdoe-me pela demora …
        E a perda de qualidade que eu observei foi na tv.

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Observe se a configuração do menu está de acordo com o seu vídeo.

          Reply
  14. Fagner Nascimento
    Fagner Nascimento at |

    Guga, o que eu não estendo e uma coisa.

    Eu Toda Edição de um Projeto no Premiere em 1280 x 720 Gravado em uma Canon T2i.

    Exportei a sequencia direto do Premiere para o Encore. Nesse momento o encore abre para que selecione DVD ou BLU-Ray.

    Eu seleciono DVD , portanto apresentada video encode de 720 x 480 não permitindo alteração conforme vc demonstra nesse Tutorial. A Dúvida e a seguinte eu Editei o projeto todo em 1280 X 720 , Quando quero gravar em DVD no Encore ele simplismente Reduz a resolução projeto para 720 x 480 ? Que loucura essa já? Se eu digo que quero gravar um DVD, e obvio que quero meus videos em alta resolução.. Não entendo nada porque o Encore reduz a Resolução.. quando seleciono DVD?

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Fagner, isso acontece porque a resolução máxima que um DVD suporta é 720 x 480 em NTSC ou 720 x 576 em PAL, logo 1280 x 720 fica muito acima dessa resolução e nesse caso só gravando em Blu-Ray mesmo. Obrigado pela participação.

      Reply
      1. Fagner Nascimento
        Fagner Nascimento at |

        Olá Professor.

        Entendi, mais para gravar em 1280 e 720 posso escolher a opção blu-ray, eu tenho que gravar em um disco BLU-RAY, ou posso gravar em um DVD mesmo?

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Para gravar em 1280 x 720 só pode ser em blu-ray. DVD não suporta essa resolução.

          Reply
          1. Fagner nascimento
            Fagner nascimento at |

            Prof. Então se eu gravat em resolução de DVD 720 x 480, a imagem vai ficr pequena na tela Da tv? Não vai tomar conta de toda tela aparelho de dvd?

            Reply
            1. Guga
              Guga at |

              Se for assistir em uma TV de tubo vai ocupar toda tela quando gravado em 4:3. Já se gravar em 16:9 vai aparecer as famosas listras pretas.

  15. Nei Cardosoe já tenha feito algumtu
    Nei Cardosoe já tenha feito algumtu at |

    Parabéns, professor, pela iniciativa! Gostaria de saber,se há algum tutorial que explica como se faz uma imagem com texto principal, torna-se inclinada como um plano de fundo e aparecer um outro texto, e assim sucessivamente?
    Eu consigo este tipo de efeito no premiere?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente.

    Nei Cardoso.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Nei, ainda não fiz um tutorial sobre isso, mas é possível pelo Premiere. Obrigado pelo comentário.

      Reply
  16. Gilson
    Gilson at |

    Olá Guga,
    Gosto muito de suas aulas. Fiquei muito feliz com a publicação das aulas do Encore. Estou ansioso para que você explique sobre configuração de capítulos para que possa aprender como acabar com as pausas que ficam quando acaba um capítulo.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Gilson, abordaremos esse tema no curso. Obrigado pelo comentário.

      Reply
  17. David
    David at |

    Boa tarde,as suas dicas teem me ajudado imenso, digo lhe desde já que “sim sra” isso é trabalho… e tambem vim pedir uma pequena ajuda,é que no adobe premier pro cs5.5 quando insiro algum ficheiro audio ele vai automaticamente pa pista 5 e não consigo muda-la para a pista 3 ou 4 ou 2 ou 1 e todas as pistas audio que insiro vão só apenas para a pista 5. Sou iniciante no premiere, sempre trabalhei com vegas mas que subir de nivel. agradecia a sua ajuda ;-) brigado e bom trabalho ;-) e vou estar aguardando mais tuturiais ;-)…

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá David, o áudio que você está inserindo é mono ou estéreo?

      Reply
      1. David
        David at |

        é estereo!

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Ok, isso ocorre geralmente quando temos um áudio mono e tentamos jogar em uma faixa estéreo ou vice-versa. Verifique se o seu projeto está com áudio mono e depois me avise. Um abraço.

          Reply
          1. David
            David at |

            já resolvi ;-) era memo isso que me deu! tambem tnho estado a ver os seus tutoriais… mto obrigado… dê-me so mais uma ajuda. eu tnho um pc com porcessadore core i7 nvidia gt330M 1giga 6Ram ddr3, mas com o after effects tá muito lento, será que ha algum truque igual ao do premiere mas para after effects.?

            Reply
            1. Guga
              Guga at |

              A ativação do Mercury Playback só funciona, por enquanto, com o Premiere Pro CS5 ou superior. Você tem uma boa configuração, mas dependendo do tipo de projeto, o After pesa demais. Tente usar a resolução do preview em “Half”, isso deve ajudar um pouco.

  18. Marinaldo
    Marinaldo at |

    Bom dia Guga, assisti algunstrechos de suas video aulas, e vc conseguiu passar atraves delas, pelo menos o que realmente interessa, Conhecer o programa, seus locais de trabalho e outros. Pelo menos para mim é o que procurava, pois edição é criação, então nós precisamos que nos passem o chamado “feijão com arroz”. Eu trabalho a muitos anos com studio pinacle, e devido a facilidade de manuseio, talvez isto tenha criado uma barreira entre mim e o Adobe, até mesmo do Avid, o qual já fiz algumas edições, acho que é como estranhar o ambiente. Tenho video aulas profissionais, mas acho que não atingem o objetivo de ensinar. Acho que 1º a gente senta, depois engatinha, dá os 1º passos e aí sim começa andar. Tenho muita vontade de aprender a fazer legendas animadas com afcter, vc teria alguma aula a respeito, desde como iniciar o projeto até a finalização?
    De qualquer forma parabéns pelo seu trabalho.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Marinaldo, obrigado pelo comentário. Também já usei o Pinnacle no início devido a facilidade. Eu não tenho vídeo-aula sobre legenda animada no After, mas posso indicar uma de um amigo meu parceiro do youtube.

      Link da vídeo-aula:
      http://www.youtube.com/watch?v=i4JQ6zKpJXA&feature=channel_video_title

      Reply
  19. Carlos Barbosa
    Carlos Barbosa at |

    Olá, sou de Cabo Verde e tenho um curso de mestrado em Antropologia Visual, isto é, faço filmes etnográficos. Por isso, como deve calcular, as suas aulas me interessam bastante. Ainda mais porque fiz todo o meu curso sobre a técnica de ediçao através do Final Cut e nao do Adobe Premiere, que me interessou bastante, visto que se pode utilizar em computadores que funcionam com a plataforma windows, que sao bem mais baratos que os da Apple. Na verdade sao bem parecidos. Passei a adorar o Adobe Premiere quando eu comecei a assistir as suas aulas, que, em termos pedagógicos e de método de transmissao do conhecimento, sao excelentes. Atençao, que já pesquisei muito material na internet e nao ma pareceram tao bons quanto os teus. Parabéns pela tua iniciativa e espero que cpontinues nesse caminho da partilha gratuita e generosa do conhecimento nessa área. Um grande abraçao e muitíssimo obrigado. Mereces um grande aplauso.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Carlos, muito obrigado pelo comentário e por visitar meu blog. Estas palavras servem como incentivo para eu continuar este meu trabalho de ajudar outras pessoas compartilhando meu humilde conhecimento. Um abraço.

      Reply

Deixe uma resposta

*