75 Respostas

  1. Andre Ferraz
    Andre Ferraz at |

    Excelente trabalho, parabéns!

    Reply
  2. paulo
    paulo at |

    Gustavo. Primeiramente , quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. Disponibilizar conhecimento gratuito especialmente desse tipo de assunto técnico e com alta qualidade de apresentação é algo que merece aplausos, diga-se de passagem. Gostaria de saber: 1 ) se voce irá disponibilizar videos voltados para a versão CS6, ou se as aulas aqui presentes com base no CS5 são o suficiente para o aprendizado? 2 ) tenho um macbook pro process. 2.6, 16gb ddr3, Gráficos Intel HD Graphics 4000 512 MB, Software OS X 10.8.2 (12C2034). Pelo que percebi voce toma por base o CS para windows… minha versão é para Mac. Em termos de placa de video, pela sua experiéncia, é suficiente para trabalhos com o Premiere, o Encore e o After Effects? pergunto porque sou novato na área do Mac. No mais, desejo que Deus continue iluminando a sua vida, tal como voce vem precedendo com os seus semelhantes através dessa sua página. Sucessos e prosperidade, sempre. Obrigado desde já pela atenção.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Paulo, obrigado por assistir meus tutoriais. Já faz algum tempo que só postamos aulas em Premiere Pro CS6 e todas as outras aulas em versões anteriores se aplicam a essa mais recente. Em relação a placa gráfica, essa sua não é suficiente. O ideal é instalar uma placa dedicada. Recentemente a Adobe indicou duas placas AMD voltadas para Macbook Pro. Um abraço.

      Reply
  3. Marcelo Kadar Pareja
    Marcelo Kadar Pareja at |

    Guga Belo site e belos tutoriais, estou querendo fazer uma retrospectiva da minha filha usando fotos, para rodar em tem de LCD, quais parametros que deve usar? oUtra Pergunta, quando eu coloco as fotos na linha do tempo tods as fotos extremamente grandes e tenho que editar o tamanho uma a uma, existe alguma forma de acertar todas de uma s’o maneira> Sugiro um Tutorias com fotos .
    Obrigado, estou aprendendo muito com voce.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Marcelo, vá ao meu Edit –> Preferences –> General. Agora marque a opção “Default scale to frame size”.

      Reply
  4. Wagner Ferreira
    Wagner Ferreira at |

    Boa noite Guga parabéns pelos seus tutoriais os mesmos são de grande valia
    para quem se interessa em boba qualidade de edição de vídeo, minha pergunta é se você fez algum tutorial com o assunto : After Effects CS4.
    Estou aprendendo a editar vídeos, e pretendo colocar alguns efeitos nos meus. Desde já agradeço. Tudo de bom para você e família.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Flávio, com esse assunto, não. Obrigado por assistir.

      Reply
  5. Gilson
    Gilson at |

    Guga, no Premiere CS5 abri uma timeline em AVCHD 1080i30(60i)anamorphic. Só que depois de editar a timeline, percebi que o correto seria AVCHD 1080i30(60i). Como devo proceder para alterar o projeto sem perder as edições?
    Grande abraço

    Gilson

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Gilson, depois do projeto criado não tem como você alterar essa configuração da sequência.

      Reply
  6. Everton Faria
    Everton Faria at |

    Gustavo, cara vc eh iluminado! tah show suas video-aulas… uma linguagem clara e muito bem explicado… kkk jah fazem 2 horas e meia q eu to assistindo e vou parar pq a muieh tah brigando comigo kkk mas jah virei seu aluno hein… sucesso grande abraço!

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Everton, seja bem-vindo e muito obrigado por assistir meus tutorial. Um abraço e fica com Deus.

      Reply
  7. alberto
    alberto at |

    Não consigo abrir a janela principal do adobe premiere pro .
    Podeme ajudar ?
    Acompanho sua aulas no youtube muito bom …

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Quando você tenta abrir mostra alguma informação?

      Reply
  8. Jean
    Jean at |

    Guga, quero montar um video de fotos com um video de musica no fundo.
    Quero colocar as fotos de forma que elas se movam, sumam e apareçam fazendo uma “dobradinha” com video do fundo.
    Pra eu colocar cada foto e a cada uma ter que organizar transição, efeitos e movimentos e muito trabalhaoso, eu montava meus videos no proshow producer que tem a funçao de selecionar todas as fotos e colocar os efeitos de movimento e tranzição randomica. Tem isso no Premiere Pro CS6 ?

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Jean, não tem como fazer isso no Premiere. É possível aplicar apenas várias transições de um mesmo tipo ao mesmo tempo. Para essa tarefa acho melhor usar o Proshow Producer porque é bem menos trabalhoso.

      Reply
  9. Gomes
    Gomes at |

    Amigo Guga, boa tarde!
    Conheço bem pouco do adobe premiere, pois faço minhas edições noa Vegas, mas pretendo mudar, pois depois tenho que ir para o En core para editorar o trabalho.
    Mas o que estou intrigado é quanto a uma edição feita por um amigo no premiere na qual um trecho do video obedece a batida do som e muda conforme ele.
    Vc saberia informar qual é esse efeito e se ele vem no pacote da adobe CS6 qiue é o que eu uso.
    Obrigado

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Gomes, no After Effects eu sei que existe um plugin que relaciona a batida do áudio com o vídeo, mas no Premiere eu desconheço. Provavelmente essa edição foi feita à mão mesmo, fazendo os cortes em cada batida.

      Reply
  10. andre
    andre at |

    guga eu estou querendo aprender fazer um menu no encore so que o meu nao tem aqueles menus que vc tem dentro do seu encore como eu faço para conceguir para fazer mnhas primeiras aulas

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá André, no link abaixo você encontra as livrarias que estão faltando fornecidas livremente pela Adobe. Nesse link tem a versão para MAC e Windows. Boa sorte!

      http://helpx.adobe.com/x-productkb/multi/library-functional-content-missing.html

      Reply
  11. Luiz
    Luiz at |

    Ola Guga, estou estudando o Premiere através de suas aulas, sou um apaxonado fotografia e acabei de compra uma nikon 5100 e alem da fotografia ela oferece tbm fazer video em full HD. como você esplica na video aula premiere cs5 1ªaula sobre os presets, não encotrei o presets digitais dslr na lista do cs6, isso eu tenho que baixar ou utilizar outro tipo?

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Luiz, seu Premiere não possui os presets Digitais SRL porque foi instalado em modo trial. Para habilitar esses presets é necessário ter o Premiere instalado em modo full.

      Reply
  12. jane
    jane at |

    ola muito bom seus cursos
    quero comprar. solicito informações para compra com boleto e quais os curso você tem em venda

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Jane, por enquanto temos à venda apenas um DVD com 70 vídeo-aulas. Você pode pagar no boleto ou dividir nos cartões de créditos. Para mais informações veja o link abaixo:

      https://www.gugalamenha.com/products-page/

      Reply
  13. Eduardo
    Eduardo at |

    Boa tarde Guga!
    Primeiramente meus parabéns pelo trabalho que vc tem realizado. Tuas video aulas tem ajudado muitas pessoas que tem se aventurado pelo mundo de edição de vídeos.No meu caso gostaria de saber se pode me ajudar na edição de Stop-motion,pois a configuração é diferente do vídeo normal.Desde já meu muito obrigado

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Eduardo, obrigado pela sugestão. Um abraço.

      Reply
  14. Adilson Antonio
    Adilson Antonio at |

    Guga, tenho assistido todos os seus tutoriais, tem sido de grande valia,
    mas quando renderizo um arquivo de vídeo no premiere Cs5 em avchd ou dv, se a tomada de cena for uma panorâmica tanto na horizontal como na vetical, a imagem fica com um pequenos pulos, o que faço para resolver isso?

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Quanto vc tá usando de bitrate em sua exportação?

      Reply
      1. Adilson Antonio
        Adilson Antonio at |

        Boa noite, meu caro confesso que não me preocupo muito com essa configuração, mas quanto maior melhor a qualidade do vídeo?
        Outra dúvida bitrate encoding varia para o formato de hd para dv? Estou tenstando um vídeo com o máximo de bitrate para o minimno target maximum para ver o que acontece.
        Fiz o teste até melhorou mas ainda apareceu em rápidos momentos aquele quadradinhos na imagem mesmo com bitrate em 15.
        Grato
        Adilson

        Reply
        1. Guga Lamenha
          Guga Lamenha at |

          O bitrate varia para hd e sd. Tente exportar para DVD usando target bitrate=7, maximum bitrate=8 e Bitrate Encoding=VBR,2 Pass.

          Reply
  15. Rogerio Baumgartner
    Rogerio Baumgartner at |

    Parabens pelas suas aulas sao de grande ajuda, instalei o adobe cs5.5 no mac tudo certo so que no monitor onde aparecem as imagens da timeline aprecem com zoom o que deixei de fazer podes me dar uma dica? Rogerio

    Reply
    1. Guga Lamenha
      Guga Lamenha at |

      Olá Rogério, vá ao menu (Edit –> Preferences –> General) e observe se a caixa de seleção do “Default scale to frame size” está marcada. Se tiver, desmarque.

      Reply
  16. Cleber
    Cleber at |

    Olá Guga, tudo bom ?
    antes de mais nada, parabens, suas videos aulas sao “fantásticas”, nunca vi aulas tao boas quanto as suas, no youtube.
    estou comecando agora, e estava na dúvida em qual editor de video utilizar, pesquisei sobre sony vegas, pinnacle, e agora, o premiere, apos seus videos,ja nao tenho mais dúvida alguma, fiquei vidrado no premiere, e vou me aprofundar, voce foi de grande ajuda e importancia para esta minha decisao. Muito obrigado.
    Pretendo fazer videos caseiros, para comemoracoes em aniversarios e eventos em familia.

    Abracos,
    Cleber

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Cleber, fico feliz em saber que meus tutoriais ajudaram vc fazer essa escolha. O Premiere Pro é um dos melhores editores de vídeos existentes. Muito obrigado pelo comentário e quando precisar de ajudar é só entrar em contato. Um abraço.

      Reply
  17. Paulo
    Paulo at |

    Olá, comecei a usar Adobe Premiere Pro CS5 mas estou com dificuldades para trabalhar com arquivos AVCHD e ainda não encontrei solução, você teria alguma dica?
    Obs: quando vou escolher formato de video só aparece assim:

    http://forums.adobe.com/servlet/JiveServlet/showImage/2-4274603-177726/Adobe.png

    Reply
    1. Paulo
      Paulo at |
      Reply
      1. Guga
        Guga at |

        Não estão aparecendo todos os presets por dois motivos: ou vc instalou uma versão trial ou foi crackeado de forma incorreta.

        Reply
    2. Guga
      Guga at |

      Para ajudar editar vídeos em AVCHD vc pode seguir o tutorial abaixo:

      https://www.gugalamenha.com/2011/11/premiere-pro-cs5-editando-videos-hd-em-computador-lento-hd/

      Reply
      1. Paulo
        Paulo at |

        Obrigado por responder.
        Consegui instalar corretamente, problema é que agora só aparece áudio em qualquer formato de vídeo, seria problema na instalação?

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Provavelmente, sim.

          Reply
  18. Pita júnior
    Pita júnior at |

    Olá Guga. gosto muito das suas dicas. sou editor de vídeo profissional e estou encontrando um problema com o CS6. Não veio com ele o preset para edições em HDV 1440 x 1080 (60i). o que acontece é que ele captura nessa resolução tranquilamente, mas nçao reconhece o vídeo na timeline. me diga o que fazer, por favo.
    abraços e parabéns pela disponibilidade.

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Pita, a versão que vc tá usando deve ter sido crackeada de forma incorreta, por isso não está reconhecendo o preset HDV 1440x1080i. Tente reinstalar usando um novo número serial.

      Reply
  19. Edilson
    Edilson at |

    Olá Gustavo blz? Sempre acompanho suas aulas, parabéns pela iniciativa, só que no meu trabalho não abre youtube somente vimeo, gostaria de saber se vc pensa em futuramente posta no vimeo para essas pessoas quem têm o mesmo problema que eu? Abraços

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Edilson, ainda não pensei nessa possibilidade, mas futuramente posso até enviar também para o vimeo já que eu tenho uma conta por lá. Um abraço.

      Reply
  20. Julio
    Julio at |

    Olá Gustavo !
    Sou mais um apreciador de suas vídeo aulas e como todos que estão postando aqui , eu também uma dúvida . Eu estou autorando um Blu ray no Encore CS5 e depois quando assisto o vídeo no reprodutor de Bluray o MENU fica com uma qualidade baixa , mas o vídeo em si , fica normal .
    Quando estou editando o MENU no encore , no meu monitor a qualidade dele (MENU) está ótima . Aí quando vou assisti-lo , o monitor fica com a qualidade bem baixa . Se puder me dar uma dica , ficarei grato .
    Abraços e parabéns pelo compartilhamento de seu conhecimento .

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Você está criando o menu no photoshop ou está usando um modelo do próprio Encore?

      Reply
  21. Pedro Junior
    Pedro Junior at |

    Olá Guga, minha maquina é AMD Phenon II X4 955, placa de mãe AMD A785 GM-M serie black, placa de video Radeon HD 6950 de 2gb ddr5 e 8gb de memoria ram.
    as minhas ediçoes com captura da PD 170 (720 480) esta normal edito tranquilamente mas agora estou com uma nx 5 e o video fica como o pessoal postou acima amarelo na linha de render enquanto o 720 480 fica normal. outro detalhe é que o previu fica meio lerdo como se estivesse tremendo e quando o cursor passa por algum efeito antes da renderização fica travando, mas o video exportado fica normal. Será que isso pode ser porque a placa não possue supoprte cuda? se for que placa voce me indicaria para que eu tenha um bom rendimento no trabalho a nivel de velocidade? eu pensei na gtx 580, seria esse o camino?
    Obrigado!

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Pedro Júnior, usar uma placa de vídeo nVidia com suporte CUDA ajuda bastante, mas não significa que as linhas amarelas e vermelhas irão sumir definitivamente. Nem todo efeito no Premiere Pro ainda é CUDA-acelerado, então ao usar um efeito não CUDA-acelerado provavelmente essas linhas surgirão. A GTX 580 é uma excelente placa e está na lista das indicadas pela Adobe. Não se assuste com essas linhas amarelas, a NX5 usa o codec de compressão AVCHD, então é normal que elas surjam. Apenas poucos codecs simples não tem uma barra amarela, que incluem DV e DVCPRO, por isso seus vídeos gravados com a PD ficam normais.

      Reply
      1. Pedro Junior
        Pedro Junior at |

        Bom dia Guga, eu coloquei a GTX 580 ativei o cuda mas as imagens da NX5 em avchd estão tremendo no premiere e quando rodo no midiaplay esta normal ou quando exporto fica também normal, será que esta faltando alguma atualização para este formato de vídeo?

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Observa primeiro se você está usando o preset correto para seus vídeos.

          Reply
  22. Romildo
    Romildo at |

    Ola Bom dia Guga
    Primeiramente parabéns pelo trabalho que realiza, muito boa as video aulas
    Gostaria de saber se pode me ajudar com um problema
    estou editando no premiere cs5 versão atualizada pelo site da adobe 5.0.3
    arquivo da nx5 1920×1080, quando arasto o video para a timeline ele pede render(ja usei todos os presets da avchd, inclusive o modo automatico que identifica o arquivo e sempre pede render, o estranho e que outros arquivos que coloco na edição o premiere aceita na boa e nao pede render, sabe se tenho que configurar algo ou falta alguma coisa na minha maquina
    Grato
    Romildo

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Romildo, qual a referência da sua placa de vídeo?

      Reply
      1. Romildo
        Romildo at |

        Oi Guga
        bom minha placa é uma geforce GTX 460 1Gb

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Essa placa é muito boa. Eu tenho uma placa inferior e aqui só pede render quando coloco algum efeito pesado. Você já ativou o Mercury Playback?

          Reply
          1. Romildo
            Romildo at |

            sim esta ativado e ele esta funcionando, quando ativado ele renderiza tudo porem achoo que nao deveria pedir render no video ainda cru, estou certo

            Reply
            1. Romildo
              Romildo at |

              quando eu jogo o avchd na timeline ele fica amarelo é correto? e a agulha ela corre como nos projetos DV lisa ou teria mais dificuldade(sem travar mais lenta)

            2. Guga
              Guga at |

              É normal ficar amarelo.

    2. Jean Carlo
      Jean Carlo at |

      Gustavo, parabéns pelo site, muito agradavel a leitura e posts, estive lendo alguns aqui, e acho que não tem problema algum com seu video ou o modo como vc está colocando na timeline, eu por exemplo tenho duas hmc 150 que só filmam em avchd, o único lance é o formato de video que vc usar na sua filmadora, tipo 720/60p ou 1080p, se vc estiver usando cameras fotográficas tipo canon 5d ou nikon, ali nos presets vc encontrará a timeline para esses tipos de câmera. O meu aqui tbem fica amarelo, o que é normal como disse o Gustavo, mando render e depois trabalho no video normalmente. Meu pc 8gbmem, corei5 placa gt500 da nvidia. espero ter ajudado. Grande abraço e até a próxima.

      Reply
      1. Guga
        Guga at |

        Olá Jean, obrigado pela participação. Muito legal você disponibilizar um tempo para postar um comentário referente a dúvida de um colega nosso. A questão do preset foi bem observado. Até breve.

        Reply
        1. Romildo
          Romildo at |

          Agradeço pela atenção amigos
          entao fico grato pela duvida tirada quando ao render como ainda nao tinha usado o cuda tive essa duvida
          so mais uma coisa que ainda me incomoda e que eu gastei uma grana pra montar minha maquina e segundo um amigo editor minha maquina deveria estar rodando lisinha coisa que pra mim nao esta, sera que é configuração?
          minha maquina
          i7 2600k
          16Gb kingleston
          1 Tb sansung
          asus p8p67
          fonte 750 seventen
          Geforce GTX 460 1Gb Evga
          estou usando o cs5 atualizado porem a versão 5.0.3
          pode ser o programa que ja esta na versão 5.5??
          grato mais uma vez
          Romildo

          Reply
          1. Guga
            Guga at |

            Olá Romildo, realmente seu PC é excelente e não deveria apresentar esse problema. Não acredito que seja por causa da versão 5.0.3. Eu tenho essa mesma versão e aqui roda com certa tranquilidade e o meu PC é um Core 2 Quad com 4 GB de RAM. Na minha máquica de edição eu deixei apenas o Windows 7 64 bits instalado, o pacote da Adobe (Premiere Pro CS5, Encore DVD CS5, After Effects CS5 e Photoshop) e alguns poucos CODECS.

            Reply
  23. Argê Oliveira
    Argê Oliveira at |

    Olá amigo, estou com o mesmo problema do Marcelo Nunes(O vídeo aparece sem o áudio ),mas o áudio é estereo e está em Ac3, vídeo gravado em HD1080i, pela Cãmera Panasonic.Acredito que falte algum codec, mais como saber?Como acrescentar codecs?
    Poderia me ajudar?

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Na realidade não é necessário ter codecs instalados para que o Premiere possa ler os arquivos de vídeo, com exceção do Quicktime para os arquivos MOV. Os codecs servem para rodar os vídeos no windows. Tente converter um dos seus arquivos para ver se resolve o problema. Eu tenho um tutorial sobre o Pro Coder3 onde ensino converter arquivos que não conseguem ser lidos pelo Premiere. Use nosso buscador para encontrar o tutorial ou clique no menu Outros Softwares.

      Reply
  24. marcelo nunes
    marcelo nunes at |

    Queria saber se vc pode me ajudar, quando arrasto o video prar time line, a parte de audio nao aperce, vc teria alguma soluçao para isso,..

    Desde ja mt obrigado..

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Se o áudio do vídeo for mono ele será jogado na faixa 4. Observe se isso aconteceu.

      Reply
  25. Bruno Luigi
    Bruno Luigi at |

    Gostaria de saber se o Pinnacle 15 também tem como usar o suporte CUDA da placa de video, se sim , como configurar….

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Bruno, não é possível usar com o Pinnacle 15. Obrigado pelo comentário.

      Reply
  26. Sidney Braga
    Sidney Braga at |

    Ola Guga, estou estudando o Premiere atrvés de suas aulas, porém não encontrei a de numero 7 em diante, tem como me informar ?
    Exelente a forma que vc ensina, simples, pratica e objetiva.
    Abraços
    Sidney

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Sidney, obrigado pela participação. A aula 07 ainda não foi postada, mas em breve o curso irá continuar. Fique de olho aqui no blog. Um abraço.

      Reply
  27. Moises
    Moises at |

    Boa tarde , tudo bem , veja os seus videos aulas e até sou inscrito. Meu caso é o seguinte eu uso Pinnacle versão 15 para gravar meus videos , até fica muito bom mas como você estou querendo migrar para o adobe cs5 , e estou tento algumas dificuldades como criar menus melhorar a qualidade das imagens escolher a configuração certa para edição dos meus jogos pode me orientar. Parabéns e muito obrigado

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Moisés, o Pinnacle é um software de edição simples e prático permitindo que vc edite, faça menus, grave DVD´s e etc., porém para trabalhos mais complexos ele se torna bem limitado. Seria interessante vc deixar o Pinnacle e o Premiere instalados em seu PC até que vc saiba o mínimo necessário sobre o Premiere. Esse curso que lancei vai te ajudar bastante nesse início. Com o tempo vc verá que o Premiere não é nenhum bicho-papão. Para autorar seus DVD´s será necessário vc aprender sobre o Encore DVD, que é o software de autoração da Adobe e tem uma interação incrível com o Premiere. Vai estudando e sempre que tiver alguma dúvida entra em contato para trocarmos uma ideia.

      Reply
  28. Joosis
    Joosis at |

    Olá.

    Sou um apreciador das suas aulas, mas tenho uma dúvida com o programa instalado aqui na minha casa. Toda vez antes de abri-lo aparece uma mensagem de que minha placa de vídeo não é compatível, e pede para baixar um plugin. E realmente minha placa de vídeo não esta na lista mostrada no seu vídeo de placas compativeis.
    Meu programa realmente sofre por causa desse problema, dando uns delays na execução do vídeo, deixando ele mais lento no começo, e quando coloca-se efeitos fica lento de vez.
    Eu gostaria de saber se você tem conhecimento sobre esses plugins, e aonde eu posso encontrá-los.

    Obrigado!
    E continue postando mais vídeos!

    Reply
    1. Guga
      Guga at |

      Olá Joosis, obrigado pelo comentário. Qual o nome do plugin que ele pede e qual é a sua placa de vídeo?

      Reply
      1. Joosis
        Joosis at |

        Justamente era o que eu queria saber, ele apenas pediu um plugin. Não tenho conhecimento de qual é. Minha placa de vídeo é GeForce GTS 450 1Gb DDR5 Superclocked.
        Obrigado

        Reply
        1. Guga
          Guga at |

          Acho que deve haver algum problema com sua instalação. Eu uso exatamente essa mesma placa de vídeo e nunca me apareceu esse problema. Essa placa não está na lista indicada pela Adobe, mas na Aula 02 deste curso eu mostro como ativá-la. Eu sugiro que vc faça uma reinstalação do Premiere para ver se esse problema some. Ficarei aqui a sua disposição.

          Reply

Deixe uma resposta

*

code